A perspectiva cavaleira é um sistema de representação que usa a projeção paralela oblíqua, em que as dimensões do plano de projeção frontal, como as dos elementos paralelos a ele, estão em verdadeira magnitude.
Na perspectiva cavaleira, duas dimensões do volume a representar, são projetadas em magnitude real (altura e largura) e a terceira (a profundidade) com um coeficiente de redução. As duas dimensões angularmente distorcidas com seus comprimentos dimensionados são a largura e a altura (x, z) enquanto a dimensão refletindo a profundidade (y) é reduzida por uma proporção dada. 1: 2, 2: 3 ou 3: 4 geralmente são os coeficientes de redução mais comuns.
Os eixos X e Z formam um ângulo de 90°, e o eixo Y é geralmente 45° (ou 135 °) em relação a ambos. Os mesmos ou múltiplos ângulos de 30 ° e 45° são adotados por convenção, deixando de lado 90°, 180°, 270° e 360° por razões óbvias.
Você pode facilmente desenhar um volume de uma vista lateral ou de elevação, desenhando de cada vértice linhas paralelas a Y , para refletir a profundidade do volume.
Esse tipo de projeção é frequentemente usado para facilitar a execução, embora o resultado final não dê uma imagem tão real quanto seria obtida com uma projeção cônica.