E-Civil: Descomplicando a engenharia
Você está em: E-Civil » Artigos Técnicos

A sistemática do Projeto como empreendimento

Ao se projetar, o projetista, têm o objetivo de tornar concreto tudo aquilo que projetou, visando atender uma parcela da sociedade ou classe social, que por natureza procura realizar seus sonhos dentro de um contexto socioeconômico. Um projeto pode ser definido de várias maneiras, mas a definição mais adequada hoje é que o projeto pode ser definido como um empreendimento singular, onde cada projeto é um projeto, por mais que dois projetos sejam semelhantes nunca serão iguais na sua execução, que por sua vez possuem objetivos e planos bem definidos de prazo, custo, qualidade e riscos previamente definidos.

O projeto como empreendimento, deve possuir um conjunto de atividades ordenadas logicamente, inter-relacionadas, interagentes e interdependentes, podendo ser classificado como um sistema que conduz a um objetivo predeterminado, atendendo aos planos previamente definidos. O inter-relacionamento, a interação e a interdependência são variáveis resultantes de um mecanismo dinâmico de retroalinhamento de atividades, desenvolvidas ao longo de toda a execução do projeto e que promove o seu equilíbrio a cada instante.

O projeto pode ser considerado como um sistema decomponível em partes ou subsistemas. Sabemos que a teoria dos sistemas, segundo BOULDING é composta por vários conceitos como:

  • os sistemas lidam com populações;
  • os indivíduos interagem com o meio e são por ele influenciados;
  • o comportamento do sistema tende a manter ou restaurar o seu estado de equilíbrio, através da homeóstase;
  • o crescimento do sistema segue os conceitos de entropia;
  • o inter-relacionamento das partes envolvidas no sistema se dá por meio de informação e da comunicação.

As fases básicas de composição de um projeto

As fases básicas de composição de um projeto são:

  • concepção;
  • planejamento;
  • execução;
  • finalização.

A fase de concepção é composta basicamente de três etapas distintas, a primeira etapa é a identificação da necessidade de implantação do projeto, a segunda etapa é a verificação da viabilidade técnica e econômica do projeto e a terceira etapa é a definição da alternativa ou plano a ser implementado para o projeto. As etapas do plano de implantação são:

  • o projeto preliminar de engenharia;
  • levantamento estimado de quantitativos, serviços e custos;
  • elaboração de um cronograma preliminar.

A fase de planejamento define como será o desenvolvimento do plano implantado para o projeto ao longo do tempo de execução. As diretrizes para a sua implementação e otimização são:

  • detalhes e projetos de execução compatibilizados;
  • especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos;
  • memorial de cálculo e descritivo;
  • treinamento da mão-de-obra e controle de produtividade;
  • técnicas de execução compatíveis com o projeto;
  • orçamentação, cronogramas e organização gestora dentro e fora da obra;
  • monitoramento constate do projeto ao longo do tempo de execução.

A fase de execução está apoiada em uma base previamente definida de planejamento, orçamentação e controle de projetos. É preciso fazer acontecer tudo aquilo que foi planejado, o gerenciamento, a implantação do projeto, a aquisição de recursos de materiais e mão-de-obra, a materialização dos componentes físicos do projeto, a garantia de qualidade e a avaliação do desempenho. É uma fase que deve ser continuamente monitorada, onde os desvios em relação ao plano previamente estabelecido, devem ser corrigidos no momento ou no decorrer da obra, isso caracteriza o retroalinhamento das atividades do projeto como um sistema, que deve sempre manter ou restaurar o seu estado de equilíbrio.

A fase de finalização é caracterizada principalmente pela documentação final de resultados financeiros, composições de serviços e indicadores de produtividade e também pela desmobilização de recursos e realocação das equipes e equipamentos envolvidos na execução dos serviços.

O projeto como um sistema, deve ter todas as suas atividades inter-relacionadas por uma seqüência lógica de execução, que estabelece uma dependência direta ou indireta de cada atividade em relação às demais, a locação e marcação da obra e o modo de execução da estrutura, interferem diretamente na execução da alvenaria de elevação e indiretamente na qualidade final dos outros serviços, já o modo como é executada a alvenaria de elevação, interfere diretamente na execução do revestimento, principalmente na execução do reboco, elevando o seu custo e pode afetar indiretamente na execução da instalação elétrica e hidráulica.

Portanto o projeto como um sistema é um processo contínuo de fiscalização de execução dos serviços e controle de custos, onde o sucesso total do empreendimento depende diretamente do cumprimento ou adaptação do plano implantado para o projeto.

Engenheiro Civil João Bosco Vieira da Silva
joaobosco.ecivilnet@gmail.com

Artigos relacionados

A realidade da engenharia de custos no Brasil
Infelizmente hoje no Brasil não temos o uso perfeito da engenharia de custos dentro das obras públicas, ciência de fundamental importância para o desenvolvimento...

A falta de planejamento das pequenas empresas na construção civil
Muitas obras executadas no Brasil por pequenas empresas, são realizadas de forma artesanal, ou seja, sem planejamento de execução e custo...

A viabilidade da mecanização na construção civil
Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto...

Como medir a Produtividade na Construção Civil
Podemos definir produtividade segundo KELLOGG (1981), como sendo a relação entre produto gerado por homem-hora. De maneira mais genérica, podemos definir...

Planejamento e gerenciamento de obras
O projeto é um sistema complexo e composto de atividades, que se inter-relacionam, se interagem e são interdependentes. As atividades que compõe um projeto...

Comentários

Nenhum comentário sobre esta página. Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário!


(não será publicado)



Pesquisar
Últimas do Fórum
Livros recomendados