E-Civil: Descomplicando a engenharia
Você está em: E-Civil » Artigos Técnicos

Planejamento e Gerenciamento de Obras

O projeto é um sistema complexo e composto de atividades, que se inter-relacionam, se interagem e são interdependentes. As atividades que compõe um projeto são compostas e executadas por recursos de:

  • mão-de-obra;
  • materiais;
  • equipamentos.

Esses recursos são aplicados diretamente as atividades, agregando valor ao produto final.

O planejamento desses recursos que são aplicados diretamente ao projeto e devem ser previamente definido dentro de um plano de condições de:

  • prazo;
  • custo;
  • qualidade;
  • risco.

O gerenciamento de um projeto em toda a sua plenitude garante ao longo do tempo de concepção, planejamento, execução e finalização a garantia que todas as atividades que compõe o projeto, estejam sendo executadas dentro das diretrizes e metas já estabelecidas.

A mão-de-obra, os materiais e equipamentos aplicados diretamente ao projeto, são recursos importantes e seu gerenciamento ao longo do tempo de execução, garante um produto final que se enquadra dentro do plano de condições de planejamento.

O projeto para atingir todos os seus objetivos, deve ser planejado e gerenciado, durante todo o tempo de execução até a sua conclusão, portanto o planejamento e o gerenciamento são as principais ferramentas de sucesso de projeto.

Planejar o futuro e gerenciar o presente em função de um planejamento passado e complexo existem várias variáveis que interferem positivamente ou negativamente no decorrer do tempo de execução do projeto.

Para se alcançar os objetivos pretendidos é preciso desenvolver mecanismos no sentido de:

  • treinar uma equipe para gerenciar as atividades;
  • delegar responsabilidades;
  • estabelecer um canal aberto de informações;
  • criar um plano de implementação do projeto;
  • controla e avaliar o andamento do projeto;
  • criar frentes para as tomadas de decisões;
  • criar banco de dados de tudo que foi executado;
  • garantir a manutenção de equipes motivadoras e focadas com os objetivos do projeto.

O gerenciamento é um processo contínuo e dinâmico ao longo de todo o tempo de execução e se desenvolve e se organiza de acordo, com um trabalho em equipe, onde o fator humano e técnico é fundamental, e o foco será sempre o objetivo planejado.

A equipe de gerenciamento é o fator principal para que se tenha um bom desenvolvimento e controle da produtividade da mão-de-obra, da qualidade final dos serviços e na criação de indicadores e índices de composição, criando assim um banco de dados para a empresa, essa equipe também tem um papel importante nas tomadas de decisões e na implementação do projeto.

O gerenciamento de um projeto ocorre dentro e fora dele, a empresa gerenciadora do empreendimento, internamente se compõe de um setor administrativo, financeiro, comercial e de produção. O sistema da empresa e constituído de:

  • ambiente geral, composto por fatores sociais, políticos e tecnológicos;
  • ambiente operacional, que fica em função do mercado, da concorrência, de financiamentos e fornecedores;
  • ambiente interno, onde o produto final e produzido e contabilizado e comercializado.

Planejar é traçar objetivos e metas, visando o sucesso do projeto, ou seja, é o futuro planejado. Gerenciar é realizar os objetivos e as metas, alcançando o sucesso planejado, ou seja, é o presente gerenciado a cada dia.

Engenheiro Civil João Bosco Vieira da Silva
joaobosco.ecivilnet@gmail.com

Artigos relacionados

Cálculo do custo horário de equipamentos
Considere uma retroescavadeira que trabalha em condições médias, sabemos que seu valor de aquisição é de R$ 150.380,00, a taxa de juros anual é em torno de 12,31%, a retroescavadeira têm potência de 74 HP e trabalha com óleo diesel...

A viabilidade da mecanização na construção civil
Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto...

A realidade da engenharia de custos no Brasil
Infelizmente hoje no Brasil não temos o uso perfeito da engenharia de custos dentro das obras públicas, ciência de fundamental importância para o desenvolvimento...

Planejamento e gerenciamento de obras
O projeto é um sistema complexo e composto de atividades, que se inter-relacionam, se interagem e são interdependentes. As atividades que compõe um projeto...

Produtividade na construção civil
A produtividade pode ser definida como a quantidade do trabalho realizado em uma unidade de tempo, normalmente horas, e é basicamente caracterizada como...

Comentários

Objetivos esclarecidos
A informação flui hoje com muito mais afinco, ao profissional da área cabe absorvê-la mesmo que saiba tudo que lhe é contestado ou dirigido, e planejar nada mais é do que gerenciar o dia a dia e sorrir no futuro.

Comentado por gero em 2011-08-17 09:11:47

Deixe o seu comentário!


(não será publicado)



Pesquisar
Últimas do Fórum
Livros recomendados