Efeito arco (ou efeito de arco) é um fenômeno que ocorre em estruturas de concreto armado com alvenaria de vedação ou estrutural, especificamente na configuração usal: pilar-viga-pilar com parede de alvenaria sobre a viga, podendo provocar uma migração de parte do carregamento da parede (supostamente considerado como uniformemente distribuído) para as regiões dos apoios.
A interação entre a viga de concreto armado e a parede de alvenaria provoca deformação nesta viga, ocasionando, na região deformada, o seu desligamento da parede. Isso faz com que a ação da parede sobre a viga, passe a se concentrar próximo aos apoios. A consequência primária do efeito arco é a redistribuição de cargas e esforços na estrutura, não sendo coerente com o que foi dimensionado no projeto, visto que, usualmente, considera-se paredes sobre viga como uma carga uniformemente distribuída.
Quando ocorre uma deformação exagerada na viga, nota-se o aparecimento de fissuras inclinadas nos cantos inferiores da alvenaria (próximo às regiões de apoio), devido à concentrações de tensões de compressão. Esta é a principal patologia estrutural ocasionada pelo efeito arco.
Estudos mostram que o efeito arco só é notado para as porções de paredes situadas em alturas inferiores a 70% do comprimento do vão entre apoios, ou seja, para uma razão entre a altura da parede e o vão da viga maior que 0,7, a porção acima de 0,7L não influencia na formação do arco podendo ser representada como acréscimo de carga.
João Lucas Madeira Grijó comentou em 02/12/2018 às 00:06:29
Qual a data? Como referênciar?
Responder