E-Civil: Descomplicando a engenharia
Você está em: E-Civil » Artigos Técnicos

Reforma de imóvel com segurança

Pesquisas indicam que uma pessoa costuma fazer uma ou no máximo duas reformas em sua residência ao longo de toda uma vida. Provavelmente essa freqüência seja tão baixa, devido aos transtornos que, em geral, envolvem a palavra reforma.

Muita gente tem verdadeira aversão pelo termo e não é apenas porque ele reporta à poeira, coisas fora do lugar e desconforto em geral, mas principalmente pelo medo, às vezes fundado, de colocar pessoas estranhas e desconhecidas dentro de sua casa ou estabelecimento comercial, sem muitas referências ou garantias de que o serviço, de fato, será executado.

É comum recorrermos a parentes, amigos e vizinhos na hora de contratar um profissional para executar a reforma que necessitamos. Estabelecemos uma espécie de contrato informal, tácito, de "fio de bigode" e deixamos de verificar aspectos importantes dessa contratação.

Por exemplo: se esse profissional não cumprir o prazo prometido, ele estará sujeito a multas? Se houver desperdício de material, ele dará um desconto no valor cobrado pelo serviço? Como prever e impedir que tais imprevistos aconteçam?

Em primeiro lugar, o ideal seria que o consumidor contratasse um especialista, um consultor, mesmo, que o orientasse sobre tudo que é necessário para efetuar a reforma sem riscos, nem prejuízos. Dessa forma, a reforma teria um planejamento adequado incluindo todos os itens previstos numa reforma tais como troca de revestimentos, conserto de telhados, parte elétrica, hidráulica, pintura etc.

No caso de haver necessidade de executar tarefas muito específicas como fundações, por exemplo, só um consultor está apto a indicar empresas mais qualificadas ou que possuem experiência ou conhecimento da região e tem condições de identificar a melhor relação custo-benefício dos sistemas utilizados. Se o assunto for impermeabilização, um consultor indica a necessidade de realização de ensaios de materiais antes da compra; reconhece dificuldades que não estão diretamente relacionadas com o projeto mas pode afetá-lo, como possibilidade de enchentes, infiltrações etc. Quer trocar a janela de lugar, colocar uma porta onde havia uma parede? Só um consultor pode verificar, com segurança, as condições de logística que podem afetar a instalação ou outras etapas da obra.

Existe ainda a questão dos encargos e tributos que são de responsabilidade do profissional que executa a obra. Se houver uma fiscalização e ele estiver irregular, a obra é paralisada.

Reformar, de fato, não é uma tarefa fácil. Talvez, por isso, as pessoas adiem tanto a decisão de reformar sem saber que quanto mais tempo levarem para consertar o que quebrou, ou darem manutenção ao que envelheceu, maior será o custo e a dor de cabeça.

No mercado já existe um sistema com um conceito inédito de soluções para reforma de imóveis, através do qual o usuário obtém desde orçamentos, concorrências, estimativas (orçamentos prévios) e outros serviços, até a contratação do profissional que executa a reforma. Trata-se de um portal, denominado Zelomax (zelo máximo), concebido e gerido por profissionais com experiência em administração de imóveis e desenvolvimento de reformas, que coloca à disposição do consumidor todo o conhecimento, banco de dados de profissionais e também um seguro garantia opcional.

O sistema disponibiliza ao usuário facilidades raramente encontradas nessa área, tais como: transparência, agilidade, resultados pontuais e redução de custo.

Na prática funciona da seguinte forma: o consumidor acessa o site www.zelomax.com.br e solicita um orçamento. Cada pedido é avaliado por um comitê de análise que recomenda a solução adequada para a melhor relação custo-benefício. Tudo de forma rápida, simples, via internet ou fax. O cliente não precisa entender de reforma. Os itens de cada orçamento completo, incluindo material ou somente mão de obra, são avaliados e equalizados tecnicamente. O cliente recebe os orçamentos em formato transparente e de fácil entendimento, no prazo pré-determinado. Em seguida, se aprovado, as visitas dos profissionais são pré-agendadas pela internet nas datas mais convenientes para o cliente.

É o sistema Zelomax que seleciona os profissionais mais adequados para o perfil da reforma, assegurando as melhores condições de preço e qualidade. Tais profissionais só serão indicados pelo sistema Zelomax após uma rigorosa avaliação, que pode incluir referências pessoais e profissionais, levantamento de antecedentes e sua situação legal.

Da mesma forma o sistema indica a melhor opção de contratação: se empresas - pessoas jurídicas habilitadas para execução de reformas em geral; se empresas com seguro opcional - idênticas às anteriores, porém, indicadas para reformas de maior porte e com seguro garantia opcional; se profissionais autônomos - empreiteiros habilitados para serviços específicos e de menor porte; ou ainda, se há a necessidade de se contratar profissionais de apoio - aqueles que elaboram projetos, estudos arquitetônicos e serviços específicos (exemplo: Arquiteto, Engenheiro, Decorador, etc).

Preço e prazo são fixos e estabelecidos em contrato escrito e detalhado. Está prevista multa diária por atraso na entrega da reforma

Como se vê, se o consumidor for bem orientado na hora de pensar a sua reforma as chances de atingir seus objetivos de forma positiva são muito maiores, do que se deixar levar por sugestões de leigos que, ao invés de ajudar, só vão conseguir atrapalhar.

Jael Rawet – diretor da Rawet Gestão de Negócios, responsável pelo conceito Zelomax (www.zelomax.com.br)

Artigos relacionados

Materiais de Construção - como comprar?
Comprar material de construção requer alguns cuidados. Sempre que possível, consulte um profissional da área, capaz de orientá-lo...

Metais para banheiro - como comprar ?
Na hora de escolher metais sanitários preste atenção em alguns aspectos: 1. Anote em um papel qual é a pressão e a coluna de água do banheiro onde...

Vistorias cautelares: necessidade preventiva nas construções
Qual a empresa de construção civil que ao construir um prédio, em regiões onde predominam residências, não teve problemas com a vizinhança...

Spa Construtivo
Nossos antepassados aprenderam, sentindo na própria pele, literalmente, como construir aproveitando os materiais disponíveis e desenvolvendo técnicas para melhor...

Quando tudo se encaixa
Planejamento rigoroso, padronização de procedimentos e algumas novas tecnologias podem garantir uma obra enxuta, rentável e sem desperdício. O canteiro do...

Comentários

Nenhum comentário sobre esta página. Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário!


(não será publicado)



Pesquisar
Últimas do Fórum
Livros recomendados