Na arquitetura grega antiga e seus sucessores usando as ordens clássicas na tradição da arquitetura clássica, a cornija é o elemento mais alto do entablamento que consiste (de cima para baixo) da cornija, do friso e da arquitrave.
Uma cornija é geralmente qualquer moldura decorativa horizontal que coroa um elemento de construção ou mobília - a cornija sobre uma porta ou janela, por exemplo, ou a cornija ao redor da borda superior de um pedestal ou ao longo da parte superior de uma parede interior. Uma cornija simples pode ser formada apenas com uma coroa.
A função da cornija saliente de um edifício é libertar a água das chuvas das paredes do edifício. Na prática de construção residencial, essa função é gerenciada projetando-se as extremidades da empena, beirais do telhado e calhas . No entanto, os beirais da casa também podem ser chamados de "cornijas" se tiverem acabamento com moldagem decorativa. Neste sentido, enquanto a maioria das cornijas são também beirais (em que elas pairam sobre os lados do edifício), nem todos os beirais são geralmente considerados cornijas - os beirais são principalmente funcionais e não necessariamente decorativos, e uma cornija tem um aspecto decorativo.
A cornija saliente de um edifício pode parecer pesada e, portanto, em risco de cair, particularmente em edifícios comerciais, mas muitas vezes pode ser muito leve, feita de metal prensado.