E-Civil: Descomplicando a engenharia


Você está em: E-Civil » Dicionário da Construção Civil » Chinesice

Chinesice

ChinesiceImagem por: Ricardo André Frantz (Painel orientalizante na Igreja de Nossa Senhora do Ó)

SIGNIFICADO DE CHINESICE

Elemento decorativo de inspiração chinesa (do francês, chinoisene).
Chinesice é o termo empregado para os trabalhos de pintores chineses que vieram nas naus portuguesas, provavelmente de Macau. Ao aportar no Brasil, alguns desses artistas procuraram trabalho nas igrejas - era a época do barroco no Brasil. Eles não tinham as principais tarefas, como criar e executar as naves das igrejas, como o grande Athayde fazia. A esses artistas chineses eram dados os arremates de painéis, rodapés de altares... Todavia, por ser trabalhos "de menor importância" ninguém vigiava, e esses chineses pintavam santos e anjos com olhos puxados, chineses. Até mesmo ideogramas, embora raros, costumam aparecer. As igrejas mais famosas onde podemos observar a chinesice são a Nossa Senhora do Ó, em Sabará, Minas Gerais, e a de Guararapes, em Recife, Pernambuco.


Buscas relacionadas

  • chinesisse
  • o que ã© chinesices
  • chinesice definição
  • chinesisses
  • chinesices

Engenharia Civil Baixe para o seu PC o Dicionário E-Civil!

CONTEÚDOS RELACIONADOS


VEJA TAMBÉM

  • Chinesice
    Elemento decorativo de inspiração chinesa (do francês, chinoisene). Chinesice é o termo empregado...

COMENTÁRIOS

Osmar Rezende comentou em 11/11/2015 às 17:45:43

Chinesice é o termo empregado para os trabalhos de pintores chineses que vieram nas naus portuguesas, provavelmente de Macau.
Ao aportar no Brasil, alguns desses artistas procuraram trabalho nas igrejas - era a época do barroco no Brasil.
Eles não tinham as principais tarefas, como criar e executar as naves das igrejas, como o grande Athayde fazia. A esses artistas chineses eram dados os arremates de painéis, rodapés de altares... Todavia, por ser trabalhos \"de menor importância\" ninguém vigiava, e esses chineses pintavam santos e anjos com olhos puxados, chineses. Até mesmo ideogramas, embora raros, costumam aparecer.
As igrejas mais famosas onde podemos observar a chinesice são a Nossa Senhora do Ó, em Sabará, Minas Gerais, e a de Guararapes, em Recife, Pernambuco.

Responder

Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!

Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.


(não será publicado)


Navegue pela letra:





Pesquisar no dicionário

Últimas do Fórum