E-Civil: Descomplicando a engenharia


Você está em: E-Civil » Dicionário da Construção Civil » Comparações » Diferença entre Beiral e Platibanda

Diferença entre Beiral e Platibanda


Beiral vs Platibanda

Beiral e platibanda são termos associados à composição dos telhados das construções. No que se refere à diferença entre ambos, podemos dizer que o beiral é o prolongamento do telhado além da parede e a platibanda é o prolongamento da parede além do telhado. Sendo assim, tem-se que, em um mesmo caimento do telhado, ou usa-se um beiral ou uma platibanda.

O beiral tem a vantagem de ser mais prático, barato, proteger as paredes de infiltrações decorrentes das chuvas e de fácil manutenção, porém tem como desvantagem a exposição visual do telhado, o que pode não ser desejável em certos projetos arquitetônicos.

A platibanda tem como vantagem a ocultação do telhado da construção, o que é bem visto em determinados projetos arquitetônicos, no entanto a platibanda requer cuidados especiais em relação às águas das chuvas, pois podem ocasionar grandes problemas de infiltrações. Para isso o uso da platibanda requer um sistema mais elaborado de drenagem das águas pluviais do telhado, com a utilização de rufos, pingadeiras e calhas.


  • BeiralBeiral
    Beiral é o prolongamento do telhado para além da parede externa, protegendo-a da ação das chuvas....
  • PlatibandaPlatibanda
    Prolongamento do alinhamento da parede externa, acima dos frechais, para camuflagem do telhado. A platibanda...

Engenharia Civil Download do Dicionário E-Civil

CONTEÚDOS RELACIONADOS


Navegue pela letra:





Pesquisar no dicionário
Siga-nos nas redes sociais!

Últimas do Fórum
Biblioteca CAD E-Civil 7000