Siga-nos:
Você está em: E-Civil » Softwares

DCE: Dimensionamento de Condutores Elétricos

Dimensione, desde simples, até circuitos elétricos complexos com o DCE!

O DCE é um software para dimensionamento de condutores elétricos em baixa e média tensão. Totalmente elaborado com a última revisão da NBR 5410/2004, esse software calcula a seção dos condutores por sete critérios de dimensionamento:

  • seção mínima
  • capacidade de corrente
  • queda de tensão
  • sobrecarga
  • curto-circuito
  • contato indireto
  • dimensionamento econômico

O DCE permite o dimensionamento de circuitos com cargas de motores (lâmpadas, tomadas, etc.) e também circuitos em forma de árvore, ou seja, nos quais as cargas se ramificam em trechos a partir de nós.

O programa realiza os cálculos de acordo com as tabelas da NBR 5410/2004 de capacidade de corrente, fatores de correção de temperatura, de agrupamento, de resistividade térmica do solo, de harmônicas e outras.

O DCE considera circuitos alimentados tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. Ele incorpora o dimensionamento de circuito trifásicos nos quais haja a presença de correntes harmônicas.

Opcionalmente, o DCE permite o cálculo de circuitos dispensando a proteção contra sobrecargas, conforme previsto em alguns casos na NBR 5410/2004. Ao introduzir informações específicas no seu módulo de cadastro de disjuntores e fusíveis, o DCE 4.0beta realiza automaticamente a coordenação entre as integrais de Joule dos condutores e dos dispositivos de proteção.

O programa oferece a opção ao usuário de impor a quantidade de cabos em paralelo desejada para um dado circuito, a seção desejada ou liberar o cálculo automático da seção recomendada. O DCE 4.0beta determina, além dos condutores, o valor dos dispositivos de proteção do circuito. No caso de motores, indica a faixa nominal do dispositivo de proteção contra sobrecargas.

Imagens

Informações

Licença de uso: Grátis (Freeware)
Versão: 4
Idioma: Português
Tamanho: 8 MB
Sistema: Windows
Desenvolvedor: Prysmian Cabos e Sistemas S.A.
Site: www.prysmian.com.br

Baixe e Compartilhe!


Programas relacionados

CalcuLuX - Grátis (Freeware)
Programa desenvolvido pela Philips para auxiliar os projetistas a selecionarem e avaliarem sistemas de iluminação para diferentes aplicações...

DIALux - Grátis (Freeware)
Software gratuito destinado ao cálculo de iluminação, desde os mais simples até os mais avançados, utilizado atualmente por mais de 300.000 profissionais em todo o mundo...

Helios - Grátis para testar (Shareware)
Poderosa ferramenta para verificar a influência da luz solar nas edificações...

Analisys - Grátis (Freeware)
Software para avaliação bioclimática a partir de dados climáticos plotados em cartas bioclimáticas e avaliação das condições de conforto térmico segundo a ISO 7730...

CTCA - Grátis (Freeware)
Software simulador de desempenho térmico e diagnóstico climático em arquitetura...

Comentários

Apostila
Pessoal sabe onde encontro apostila desse programa?

Comentado por junior em 2011-08-29 21:10:05

corrente de curto circuito
Olá pessoal fui dimensionar um cabo, e quando coloco a corrente de curto circuito, o programa nao reconhece esse dado e diz que falta inseri-la, alguem ja teve esse problema, por esse motivo o programa nao executa o calculo do cabo..

Comentado por MARCELO em 2011-08-22 11:33:11

produtos
Bom dia estou trabalhando de eletricista de alta e baixa tenção e gostaria de conta com esta empresa pra receber os lançamentos dos produtos empresa.

Comentado por mario em 2011-08-17 07:44:55

Carência
Diante da carência do leigo, esta página norteia o iniciante para seus primeiros passos. No meu caso ainda não fiz uso do software, mas irei experimentar.

Comentado por Ozias Bezerra em 2011-08-02 16:58:04

Problema no CRISTAL
Pessoal, Estou tendo problemas com o cálculo da versão DCE 4.0beta: "Problema no CRISTAL: No error.(0)". Quem souber como resolver agradeço. Quanto à informar a carga, no momento em que estão criando o circuito, no final da tela, existem dois checkbox: "Circuito contém motor(es)" e "Circuito contém carga(s) não motor" Basta marcar o respectivo ao circuito que o mesmo solicitará as cargas, ou como foi informado anteriormente "Circuito > Alterar > Cargas", caso tenham esquecido de marcar os checkbox.

Comentado por zaccaron em 2009-10-02 08:05:08

circuito residencial
Me ajudou muito a projetar um circuito residencial.

Comentado por Mário Sérgio Navarro em 2009-08-15 20:46:08

apostila
Pessoal, algum sabe onde posso encontrar uma apostila deste software?

Comentado por Gelson em 2009-05-04 00:26:12

Dica
Para quem está encontrando dificuldades em entrar com a corrente nominal do motor, vai uma dica: Depois de entrar com as características do circuito (nome, sistema, tipo de cabo, maneiroa de instalar, tensão, etc.) vá no menu "circuito > alterar > cargas > motores". Clique então em "Incluir" que surgirá um quadro que permite a entrada de dados do motor (quantidade, corrente nominal, fator de potência, potência nominal, etc.). Abraços.

Comentado por Reginaldo Oliveira em 2008-10-16 09:16:25

Programa nota 10!
Para incluir / alterar corrente, vá em Circuito > Alterar > Carga > Não-Motor (ou motor) e coloque a corrente...

Comentado por Adriano em 2008-06-26 15:20:05

Bom programa
Bom programa. Procuro algum que trabalhe também a parte gráfica do projeto. abs. Rangel

Comentado por Rangel em 2008-06-24 20:05:05

Dados dos motores
Como todos os anteriores, não foi possível alterar e nem incluir os dados dos motores, gostaria de maiores informações sobre o que fazer. PS. com relação ao nosso companheiro sabe tudo "CARLOS 10/06/08" favor indicar o caminho, caso não saiba, tenha a humildade de questionar, infelizmente você não tem noção de para que serve esse tipo de software. Grato

Comentado por Cirenio em 2008-06-23 23:04:02

Resposta para Carlos
Ruim. Também não consegui localizar o campo para incluir a corrente do motor. Gostaria de sugerir ao nosso amigo "expert" que sugeriu curso de culinária a todos que não conseguiram para que ao invés de criticar, ajude-nos. Provavelmente você é do tipo que vive chupinhando os outros e quando consegue algo sozinho, se acha o máximo.

Comentado por Fernando em 2008-06-11 10:27:02

Muito bom este software
Muito bom este software, para aqueles que não conseguiram colocar o valor da corrente estão na área errado, vão fazer culinária!!!

Comentado por Carlos em 2008-06-10 15:17:03

Muito Bom
A princípio, na minha máq tava dando pau esse software, depois que instalaei o SP3 tá rodando legal. Inclusive no circuito de motor pede sim corrente, potência e fator de potência e tec...

Comentado por Eduardo em 2008-05-16 03:31:09

Ruim
Programa mal definido. Também não consegui inserir nenhuma corrente !!

Comentado por AG em 2008-05-13 16:40:04

Ruim
Quando inseri o circuito para um motor, já nas entradas dos dados não solicita em nenhum lugar a corrente nominal ou potencia do motor. Ao calcular abre mensagem de erro solicitando inserir a corrente. Só consegui isto alterando e inserindo circuito como sendo carga e não motor. Não encontrei no ajuda nenhuma informação que orientasse melhor para este detalhe.

Comentado por elisio amorim em 2008-05-07 12:21:01

Deixe seu comentário sobre este software


(não será publicado)



Pesquisar

Últimas do Fórum

Redes Sociais
Enquete


O engenheiro que é funcionário público regido pela CLT tem direito ao piso salarial da categoria?

Sim
Não


Autor: Leandro Tresoldi
Mostrar resultado