Siga-nos:
Você está em: E-Civil » Softwares

DCE: Dimensionamento de Condutores Elétricos

Dimensione, desde simples, até circuitos elétricos complexos com o DCE!

O DCE é um software para dimensionamento de condutores elétricos em baixa e média tensão. Totalmente elaborado com a última revisão da NBR 5410/2004, esse software calcula a seção dos condutores por sete critérios de dimensionamento:

  • seção mínima
  • capacidade de corrente
  • queda de tensão
  • sobrecarga
  • curto-circuito
  • contato indireto
  • dimensionamento econômico

O DCE permite o dimensionamento de circuitos com cargas de motores (lâmpadas, tomadas, etc.) e também circuitos em forma de árvore, ou seja, nos quais as cargas se ramificam em trechos a partir de nós.

O programa realiza os cálculos de acordo com as tabelas da NBR 5410/2004 de capacidade de corrente, fatores de correção de temperatura, de agrupamento, de resistividade térmica do solo, de harmônicas e outras.

O DCE considera circuitos alimentados tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. Ele incorpora o dimensionamento de circuito trifásicos nos quais haja a presença de correntes harmônicas.

Opcionalmente, o DCE permite o cálculo de circuitos dispensando a proteção contra sobrecargas, conforme previsto em alguns casos na NBR 5410/2004. Ao introduzir informações específicas no seu módulo de cadastro de disjuntores e fusíveis, o DCE 4.0beta realiza automaticamente a coordenação entre as integrais de Joule dos condutores e dos dispositivos de proteção.

O programa oferece a opção ao usuário de impor a quantidade de cabos em paralelo desejada para um dado circuito, a seção desejada ou liberar o cálculo automático da seção recomendada. O DCE 4.0beta determina, além dos condutores, o valor dos dispositivos de proteção do circuito. No caso de motores, indica a faixa nominal do dispositivo de proteção contra sobrecargas.

Imagens

Informações

Licença de uso: Grátis (Freeware)
Versão: 4
Idioma: Português
Tamanho: 8 MB
Sistema: Windows
Desenvolvedor: Prysmian Cabos e Sistemas S.A.
Site: www.prysmian.com.br

Baixe e Compartilhe!


Programas relacionados

CalcuLuX - Grátis (Freeware)
Programa desenvolvido pela Philips para auxiliar os projetistas a selecionarem e avaliarem sistemas de iluminação para diferentes aplicações...

DIALux - Grátis (Freeware)
Software gratuito destinado ao cálculo de iluminação, desde os mais simples até os mais avançados, utilizado atualmente por mais de 300.000 profissionais em todo o mundo...

Helios - Grátis para testar (Shareware)
Poderosa ferramenta para verificar a influência da luz solar nas edificações...

Analisys - Grátis (Freeware)
Software para avaliação bioclimática a partir de dados climáticos plotados em cartas bioclimáticas e avaliação das condições de conforto térmico segundo a ISO 7730...

CTCA - Grátis (Freeware)
Software simulador de desempenho térmico e diagnóstico climático em arquitetura...

Comentários

Apostila
Pessoal sabe onde encontro apostila desse programa?

Comentado por junior em 2011-08-29 21:10:05

corrente de curto circuito
Olá pessoal fui dimensionar um cabo, e quando coloco a corrente de curto circuito, o programa nao reconhece esse dado e diz que falta inseri-la, alguem ja teve esse problema, por esse motivo o programa nao executa o calculo do cabo..

Comentado por MARCELO em 2011-08-22 11:33:11

produtos
Bom dia estou trabalhando de eletricista de alta e baixa tenção e gostaria de conta com esta empresa pra receber os lançamentos dos produtos empresa.

Comentado por mario em 2011-08-17 07:44:55

Carência
Diante da carência do leigo, esta página norteia o iniciante para seus primeiros passos. No meu caso ainda não fiz uso do software, mas irei experimentar.

Comentado por Ozias Bezerra em 2011-08-02 16:58:04

Problema no CRISTAL
Pessoal, Estou tendo problemas com o cálculo da versão DCE 4.0beta: "Problema no CRISTAL: No error.(0)". Quem souber como resolver agradeço. Quanto à informar a carga, no momento em que estão criando o circuito, no final da tela, existem dois checkbox: "Circuito contém motor(es)" e "Circuito contém carga(s) não motor" Basta marcar o respectivo ao circuito que o mesmo solicitará as cargas, ou como foi informado anteriormente "Circuito > Alterar > Cargas", caso tenham esquecido de marcar os checkbox.

Comentado por zaccaron em 2009-10-02 08:05:08

circuito residencial
Me ajudou muito a projetar um circuito residencial.

Comentado por Mário Sérgio Navarro em 2009-08-15 20:46:08

apostila
Pessoal, algum sabe onde posso encontrar uma apostila deste software?

Comentado por Gelson em 2009-05-04 00:26:12

Dica
Para quem está encontrando dificuldades em entrar com a corrente nominal do motor, vai uma dica: Depois de entrar com as características do circuito (nome, sistema, tipo de cabo, maneiroa de instalar, tensão, etc.) vá no menu "circuito > alterar > cargas > motores". Clique então em "Incluir" que surgirá um quadro que permite a entrada de dados do motor (quantidade, corrente nominal, fator de potência, potência nominal, etc.). Abraços.

Comentado por Reginaldo Oliveira em 2008-10-16 09:16:25

Programa nota 10!
Para incluir / alterar corrente, vá em Circuito > Alterar > Carga > Não-Motor (ou motor) e coloque a corrente...

Comentado por Adriano em 2008-06-26 15:20:05

Bom programa
Bom programa. Procuro algum que trabalhe também a parte gráfica do projeto. abs. Rangel

Comentado por Rangel em 2008-06-24 20:05:05

Dados dos motores
Como todos os anteriores, não foi possível alterar e nem incluir os dados dos motores, gostaria de maiores informações sobre o que fazer. PS. com relação ao nosso companheiro sabe tudo "CARLOS 10/06/08" favor indicar o caminho, caso não saiba, tenha a humildade de questionar, infelizmente você não tem noção de para que serve esse tipo de software. Grato

Comentado por Cirenio em 2008-06-23 23:04:02

Resposta para Carlos
Ruim. Também não consegui localizar o campo para incluir a corrente do motor. Gostaria de sugerir ao nosso amigo "expert" que sugeriu curso de culinária a todos que não conseguiram para que ao invés de criticar, ajude-nos. Provavelmente você é do tipo que vive chupinhando os outros e quando consegue algo sozinho, se acha o máximo.

Comentado por Fernando em 2008-06-11 10:27:02

Muito bom este software
Muito bom este software, para aqueles que não conseguiram colocar o valor da corrente estão na área errado, vão fazer culinária!!!

Comentado por Carlos em 2008-06-10 15:17:03

Muito Bom
A princípio, na minha máq tava dando pau esse software, depois que instalaei o SP3 tá rodando legal. Inclusive no circuito de motor pede sim corrente, potência e fator de potência e tec...

Comentado por Eduardo em 2008-05-16 03:31:09

Ruim
Programa mal definido. Também não consegui inserir nenhuma corrente !!

Comentado por AG em 2008-05-13 16:40:04

Ruim
Quando inseri o circuito para um motor, já nas entradas dos dados não solicita em nenhum lugar a corrente nominal ou potencia do motor. Ao calcular abre mensagem de erro solicitando inserir a corrente. Só consegui isto alterando e inserindo circuito como sendo carga e não motor. Não encontrei no ajuda nenhuma informação que orientasse melhor para este detalhe.

Comentado por elisio amorim em 2008-05-07 12:21:01

Deixe seu comentário sobre este software


(não será publicado)



Pesquisar

Últimas do Fórum

Redes Sociais
Enquete


Os técnicos de nível médio estão em maioria nos CREAs pelo Brasil, porém eles ainda possuem baixa representatividade nas decisões dos concelhos. Em termo de responsabilidades e representatividade, os técnicos de nível medio, deveriam ter mais voz nas decisões dos CREAs?

Sim
Não


Autor: Francisco Bernardo
Mostrar resultado