E-Civil: Descomplicando a engenharia
Você está em: E-Civil » Artigos Técnicos

Solo-cimento: o que é e como usar

Por Agrocasa *

O solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de água. No início, essa mistura parece uma "farofa" úmida. Após ser compactada, ela endurece e com o tempo ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações no meio rural. Uma das grandes vantagens do solo-cimento é que o solo um material local, constitui justamente a maior parcela da mistura.

A solo-cimento é uma evolução de materiais de contrução do passado, como o barro e a taipa. Só que as colas naturais, de características muito variáveis, , foram substituídas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.

Modos de utilização

Há 4 modos de utilização do solo-cimento: tijolos ou blocos, pavimento, parede maciça, ensacado. Os tijilos ou blocos de solo-cimento são produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam ser umidecidos, para que se tornem resistentes. Além de grande resistência, outra vantagem desses tijolos ou blocos é o seu excelente aspecto.

As paredes maciças são compactadas no próprio local, em camadas sucessivas, no sentido vertical, com o auxílio de formas ou guias. O processo de produção assemelha-se ao sistema antigo de taipa de pilão, formando painéis inteitiços, sem juntas horizontais.

Os pavimentos também são compactados no local, com o auxílio de fôrmas, mas em uma única camada. Eles constituem placas maciças, totalmente apoiadas no chão. O solo-cimento ensacado resulta da colocação da "farofa"úmida em sacos, que funcionam como fôrmas. Depois de terem a sua boca costurada, esses sacos são colocados na posição de uso, onde são imediatamente compactados, um a um. O processo de execução assemelha-se à construção de muros de arrimo co matacões de pedra.

Fonte: www.agrocasa.com.br

Comentários

Dúvida para uso em aterro de fundações.
Para usar o Solocimento em aterro de fundaes, qual a proporo da mistura? Quanto devo considerar (% a maior) para compensar o adensamento? Tm algum clculo de custo (areia/cimento/solo/etc) + Mo de Obra?

Comentado por Paulo Henrique Ribeiro em 2018-04-26 09:21:54

construção de baixo impacto ambiental
A construção com os tijolos solo cimento permitem uma construção mais limpa, sem desperdício e mais economica! Sem falar que causa uma redução no impacto ambiental causado pelas construções. Esse tipo de material ainda sofre resintência, mas tenho certeza que logo isso será superado.

Comentado por Letícia em 2011-11-11 15:49:40

s/ utilidade
aqui na m região conheço várias pessoas q trabalham no ramo;acho a idéia de preservação do 1/2 ambiente excelente, só q qdo falo em tijolo ecológico, nenhum eng ou arquit recomenda, de cara pula fora, porq? em n/ cidade por incrível q possa parecer ñ ví ninguem usando esse prod.pq será? ñ tm lucro a eles? e, tm + no m vizinho tm 1 escola de arq e urbanismo. ñ dá p/ entender. alguem poderia me explicar? ou eu q estou errado?

Comentado por vitório nakano em 2011-09-20 08:47:21

tijolo solo-cimento
Tijolo feito c/ solo-cimento muito importante p/ o meio ambiente, não usa madeira p/ queimar e c/ isso estamos preservando nossas arvores, estou construindo um hotel c/ 2.100 m² de construção, tudo feito c/ tijolo solo-cimento, eu mesmo estou frabricando. Todos que forem construir use este sistema é bom p/ PLANETA.

Comentado por JOAQUIM CANDIDO DA SILVA em 2011-08-28 13:43:17

Importância do Solo Cimento
Importantissimo!!! Pela economia, sustentabilidade, praticidade, etc. Falta o mundo acadêmico disseminar por esse Brasilzão afora.

Comentado por JOSUÉ DE ALMEIDA em 2011-07-27 06:38:31

Deixe o seu comentário!


(não será publicado)



Pesquisar
Últimas do Fórum
Livros recomendados