E-Civil: Descomplicando a engenharia
Você está em: E-Civil » Artigos Técnicos

Pó ecologicamente correto

A empresa Natureza, de Shroeder (SC), está utilizando uma técnica que transforma resíduos industriais em um pó que não agride o meio ambiente. O efluente industrial, em vez de um problema para o meio ambiente, também pode virar lajotas, blocos e pisos de concreto.

No início de janeiro, Antônio Ffocili, proprietário da empresa, descobriu que o pó poderia ser utilizados na fabricação de artefatos para a construção civil. Foram investidos R$ 8 milhões para implantar a técnica em sua empresa. O novo serviço triplicou o faturamento da Natureza que atingiu cerca de R$ 600 mil por mês. Neste período, a empresa "inertiza", como diz Ffocili, cerca de 6 mil toneladas de efluentes.

Apenas 30% é transformado em material sólido, o resto evapora. O empresário procurava uma finalidade econômica para o material, que acumulava num galpão. Juntou cerca de 5 mil toneladas antes de encomendar uma pesquisa à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A universidade descobriu que o material tinha características próximas às do cimento. Foram produzidos blocos de concreto com o pó inerte substituindo 25% do cimento. Novos testes foram realizados e constataram que o produto cumpria as exigências das normas técnicas. (GM)

Comentários

Nenhum comentário sobre esta página. Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário!


(não será publicado)



Pesquisar
Últimas do Fórum
Livros recomendados